Quem sou eu

Minha foto
Palmares, PE, Brazil
Formado em história, auxiliar de enfermagem, policial militar. Atualmente diretor juridico da ACS-PE. A graduate in history, nursing assistant, police officer. Currently director of the Legal ACS-PE. Licenciado en historia, auxiliar de enfermería, agente de policía. Actualmente es director de la Comisión Jurídica de la ACS-PE.

Pesquisar este blog

Últimas notícias jurídicas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Injúria cometida por policial reformado deve ser julgada pela Justiça comum


Injúria cometida por policial reformado deve ser julgada pela Justiça comum

20/05/2010 - 13h02


DECISÃO

A injúria praticada por um policial reformado contra outros militares da ativa deve ser analisada pela Justiça Militar? O Superior Tribunal de Justiça (STJ) entende que não. Por unanimidade, a Sexta Turma definiu que cabe à Justiça comum processar e julgar o caso.

O policial militar reformado (segundo tenente da Polícia Militar de São Paulo) teria ofendido dois outros policiais militares que controlavam o trânsito, razão por que foi aberta uma investigação pela suposta prática de crime militar. A injúria é um crime que ocorre quando uma pessoa ofende a dignidade ou o decoro de alguém, atacando a moral e abatendo o ânimo da vítima. Na Justiça Militar, foram negados os pedidos de habeas corpus do policial reformado para que fosse declarada a competência da Justiça comum para analisar o processo.

Mas, no STJ, o relator, desembargador convocado Celso Limongi, destacou que “a competência da Justiça Militar é estrita e não cabe interpretação extensiva para colocar em seu rol de competência espécies de crime não taxativamente previstas em lei”. Para o relator, o delito de injúria praticado por militar reformado não é da competência da Justiça Militar. “Seria da Justiça Militar a competência se o delito fosse praticado por militar em situação de atividade, ou assemelhado”, concluiu.

Por isso, o desembargador convocado no STJ concedeu o habeas corpus para declarar a Justiça comum paulista competente para julgar o caso. Os ministros da Sexta Turma acompanharam esse entendimento.
 
 
O Tribunal da Cidadania
Notícias de Quinta-feira, 20 de Maio de 2010

19:16 - Delegação do Banco Mundial visita o STJ e consolida iniciativas de cooperação

18:07 - STJ investe no aprimoramento dos gestores de contratos

14:33 - STJ nega pedido para restabelecer liminar que suspendia contratos de publicidade da Câmara do DF
14:16 - Recurso de jornal que divulgou e-mail em situação constrangedora é arquivado

13:02 - Injúria cometida por policial reformado deve ser julgada pela Justiça comum

Atendimento à Imprensa:

Secretaria de Comunicação Social